O Lançamento conta com a participação do autor Hervé Baudry, João de Figueirôa-Rêgo, Adelino Cardoso e Bruno Barreiros.
O volume vem complementar o inventário bibliográfico do livro médico em Portugal até ao século XVIII, constituindo o catálogo de livros de medicina mais amplo em comparação ao período anterior (séculos XV a XVIII) e às bibliografias publicadas até agora.
Além de propiciar um instrumento para futuras investigações, reflecte um aspeto da história das ideias e das práticas científicas em Portugal numa época de transição, marcada por continuidades e rupturas. Leva ao leitor uma descrição bibliográfica corrente com informações diversas sobre elementos determinantes da cultura editorial científica do Antigo Regime, mas também, sempre que se encontraram, as referências paratextuais de cada obra e os dados referentes aos controlos do livro.
O catálogo, organizado cronologicamente, é introduzido por um estudo sobre "As fronteiras do bibliógrafo" em que se aborda as principais problemáticas levantadas por este trabalho. Vários índices remissivos ajudam à pesquisa dentro dos itens sobre aspectos habituais, mas também, mais específicos, tais como os principais tópicos, o tipo de impresso ou os nomes de autores que eram médicos dos cárceres do Santo Ofício.
Faça o download do livro: https://run.unl.pt/handle/10362/155530